Com a correria do dia a dia, pode ser difícil se manter organizado e focado naquilo que é preciso fazer.
São ligações, clientes para atender e pequenas tarefas que, mesmo que não pareça, fazem a diferença no seu trabalho e atrapalham o andamento das coisas. A gente tem algumas dicas para você organizar o seu espaço de trabalho e as tarefas do dia. Olha só:
1. Coloque tudo no papel (ou na tela).
Fazer listas ou pequenas anotações do que você deve fazer te ajuda a evitar distrações e colocar prioridades nas suas tarefas. Pegue uma agenda, um bloco de anotações ou até mesmo um documento de texto ou encontre programas para computadores e celulares que permitam que você coloque as tarefas, de forma organizada, fora da sua cabeça. Só isso já vai te ajudar a se sentir mais organizado e produtivo.
2. Tire cinco minutos para checar o andamento das coisas.
No começo e final de cada dia, tire cinco minutinhos para organizar as tarefas do dia: o que você precisa fazer?
O que conseguiu fazer naquele dia? Mantenha a sua lista de afazeres sempre em dia, para não esquecer nada e para não repetir coisas desnecessárias, que já foram feitas por você mesmo ou por outras pessoas.
3. Determine prazos.
Estipule datas de entrega e horários para si mesmo. Com isso, você pode organizar melhor o seu dia e definir quais atividades devem ser feitas por primeiro.
Além das datas e horários, não esqueça de riscar ou anotar sempre que uma tarefa for terminada ou precise ser adiada. Assim você não corre o risco de deixar nada para trás ou, por exemplo, ir a uma reunião que foi cancelada
– só porque esqueceu de anotar essa informação.
4. Pare de procrastinar.
Com os prazos e listas de tarefas definidas, foque no que você precisa fazer naquele momento. Permita um tempo de descanso entre uma atividade e outra, mas não durante o que estiver fazendo.
Evite checar seu e-mail ou começar outras coisas durante o processo.
Deixe ligações e reuniões para um horário específico do dia, a menos que seja completamente necessário – no caso de precisar atender telefonemas rápidos ou clientes. Ficar navegando na internet ou de olho nas redes sociais é uma distração, então não deixe que isso atrapalhe seu rendimento.
5. Coloque cada coisa em seu lugar.
É comum a gente perder tempo em coisas pequenas entre as tarefas, como ficar procurando itens que poderiam estar guardados nos lugares certos e fáceis de encontrar. Crie nichos para objetos, separe os materiais de escritório e arrume sua mesa de trabalho. E isso vale para documentos e outros papeis que você precisa manter em sua mesa.
Encontre gavetas, pastas e outras formas de deixar tudo em ordem. Assim, você dedica mais tempo ao seu trabalho e menos procurando um grampeador ou o carregador do celular. Pode desapegar: deixe por perto apenas as coisas que são realmente úteis para o seu trabalho. Nada de acumular documentos, rascunhos, materiais que não têm mais utilidade. Separe um dia para deixar seu local de trabalho limpo e livre de objetos que possam acumular e bagunçar a sua organização.
6. Aproveite a tecnologia.
Para melhorar ainda mais a sua produtividade e se manter organizado, abuse da tecnologia e invista em sites e aplicativos que ajudam a controlar suas tarefas, criar agendas e organizar prazos. O site Tech Times listou alguns apps que podem te ajudar nessa missão para uma vida mais organizada.
Organização depende de disciplina, força de vontade e muito, mas muito, foco naquilo que você tem que fazer. Deixe as distrações de lado e, aplicando essas dicas, você vai conseguir ser ainda mais produtivo e não vai deixar nenhuma tarefa se perder.
E aí, curtiu? A gente se inspirou nesse post e nessa lista do site LifeHack.