Resolvi compor este guia para ajudá-lo a melhorar o email marketing do seu negócio. Vamos revisitar alguns posts com dicas extremamente úteis, caso queira conhecer mais detalhes sobre cada dica, clique aqui e confira a matéria completa:
Dica 1 – Tenha um propósito
Tenha um objetivo claro na sua mensagem, expressando a motivação do contato já nos primeiros parágrafos do email. Lembre também que o envio de emails com muita frequência é uma das razões principais que levam usuários a descadastrarem-se de sua lista. Por isso, escolha muito bem os temas que irá abordar, cuidando para que seja algo relevante ao destinatário.
Dica 2 – Menos é mais! (textos)
Capriche no assunto do email, mas lembre-se de criá-lo com até 70 caracteres. Trabalhe uma chamada curta que desperte a atenção e a curiosidade do destinatário. Assim, você tem melhores chances de atingir o seu objetivo número 1: ter seu email aberto. Depois disso, garanta um texto que também seja conciso e claro no corpo do email. Vá direto ao ponto e seja breve, tempo é mercadoria preciosa!
Dica 3 – Não caia na caixa de SPAM
Existem procedimentos simples para evitar que o filtro automático de emails o considerem um SPAM. Uma ação importante é a utilização de um bom template HTML, adotando uma boa organização e equilíbrio entre texto e imagem. Não esqueça também de otimizar as imagens para a web, deixando-as leves para download. Além disso, verifique diversas vezes seus textos, garantido uma escrita sem erros.
Dica 4 – Não se esqueça do texto alternativo
O
ALT
, ou texto alternativo das imagens, é uma funcionalidade importante. Você sabe porquê? Em primeiro lugar muitas pessoas desabilitam o carregamento automático de imagens.Isto significa que, mesmo que a pessoa abra seu email (uma primeira vitória), ela não terá contato nenhum com a sua mensagem se você não especificar o texto alternativo das imagens. Em segundo lugar, o
ALT
é um artifício que torna o seu email acessível a deficientes visuais. Eles utilizam o ALT
para saber o que cada imagem representa. Portanto, faça um texto descritivo para cada imagem utilizada.Dica 5 – Segmente suas campanhas
Chegue mais perto de seus clientes com campanhas personalizadas. Considere as informações que você têm sobre seus clientes, utilizando-as para montar grupos de consumidores com características em comum.
Escolha alguma característica relevante ao seu negócio/produto e envie emails com conteúdo focado e relevante. Por exemplo, se você vende sapatos, poderá segmentar por gênero, fazendo uma campanha diferente para cada público. Utilizando a segmentação você poderá deixar seus emails mais interessantes e persuasivos.
Dicas extras, porém importantes:
- Imprima um tom pessoal ao seus emails, trate seus clientes mais como amigos e menos como parceiros de negócios.
- Jamais compre listas de emails. Elas não vão lhe ajudar, podem inclusive piorar sua situação.
- Sempre expresse no rodapé do email porque as pessoas estão recebendo seu email. Por exemplo: você está recebendo esta newslatter porque se cadastrou no site x.
- Aprenda com os números do seu analytics.
- Faça testes e adapte seu conteúdo.
- Utilize alguma ferramenta de monitoramento e mude sua campanha conforme as métricas apresentarem alterações.
Espero que estas dicas práticas auxiliem você no desenvolvimento de campanhas de email marketing, muito sucesso neste final de ano!
