A escolha da cor de uma Landing Page, pode parecer uma tarefa fácil e simples, precisamos apenas pegar a paleta de cores da marca da empresa e pronto! Certamente esta é a atitude da grande maioria, mas será que é a escolha mais correta e eficaz?
Uma pesquisa da QuickSprout indica que 90% de todas as avaliações de produtos tem a ver com a cor. 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar e mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita segundo uma pesquisa realizada pela Seoul International Color Expo 2004.
As cores, produzem reações em nosso cérebro e influenciam nossas escolhas e ações. Existem estudos sobre a influência emocional que as cores tem em nosso comportamento, também conhecido como a Teoria das Cores. A importância da teoria das cores é algo que artistas e designers tem estudado há muito tempo. O impacto visual é muito determinado pela cor e suas combinações de cores, e pode até nos levar a ter diferentes respostas emocionais.
Como a teoria das cores influencia nas Landing Pages
A cor pode ser utilizada para criar uma resposta emocional de seus visitantes. Por exemplo, Laranja é conhecida por gerar sentimentos positivos e pode ser uma ótima escolha para a cor do seu Call to Action.
Abaixo listamos as cores e quais influências psicológicas elas provocam:
Vermelho – Perigo, pare, negativo, emoção, quente, dinâmica, paixão
Azul – Calma, confiança, segurança, tecnologia
Verde – Crescimento, positivo, confortante, saúde, tranquilidade
Amarelo – Emocional, positivo, cautela
Branco – Puro, limpo, honesto
Preto – Sério, pesado, morte, sofisticado
Cinza – Integridade, neutro, fresco, maduro
Marrom- Saudável, orgânica, despretensiosa
Ouro – Conservador, estável, elegante
Laranja – Emocional, positivo, energia, alegria, calor
Roxo – Contemporâneo, nobreza, poder
Rosa- Jovem, feminino, moderno
Outros dois conceitos que também precisam ser considerados para criar uma Landing Page de sucesso, são contraste e legibilidade. O contraste é a diferenciação de um objeto ou elemento em relação a outro, já a legibilidade é a facilidade que uma letra poder ser distinguida da outra, facilitando a leitura do texto. Usando estes dois conceitos e tirando um tempo para realmente pensar nas combinações de cores para suas Landing Pages, suas escolhas terão base no que será mais eficaz, ao invés de fazer uma escolha arbitrária baseada em “o que parece bom”, também vão ajudar a reduzir a sua taxa de rejeição e tornar suas Landing Pages muito mais envolventes e bem sucedidas.
Preste muita atenção, pois quando bem utilizada, a cor pode ajudá-lo a fechar negócios e transformar visitantes em clientes. Usado mal, a cor pode confundir a mensagem que você está tentando transmitir e levar os visitantes a abandonarem a Landing Page. Existem alguns softwares como Kuler e o Paletton, que nos ajudam a escolher a melhor combinação de cores.
Use a cor certa, no momento certo, para o público-alvo certo
Agora que já conhece um pouco sobre a Teoria das cores e quais influências elas exercem, você tem como usá-la da maneira certa, no momento certo, com o público certo, e com a finalidade correta.
Antes de começar a pensar sobre quais cores vão ajudar a sua Landing Page a atingir o objetivo, pense e faça uma lista sobre quais as associações que deseja passar aos visitantes.
Quando terminar de fazer essa lista, dê uma olhada nas principais qualidades e decida quais as cores que melhor ajudam a refleti-las. Estas são as cores que deve usar em seu design da Landing Page, e não exclusivamente as cores da sua marca. Por exemplo, se está esperando promover a confiança, mas também gerar uma ação, azul e laranja podem ser as opções de cores certas. Se quiser sugerir sofisticação e feminilidade, rosa e preto seriam uma boa escolha.
Se ainda não tem certeza de quais as cores têm as associações que você está esperando conseguir, aqui vai uma dica:
Crie umas 2 ou 3 Landing Pages que são idênticas, exceto por uma coisa: as cores são diferentes. Quando você perguntar a outras pessoas suas opiniões sobre as Landing Pages e a mensagem que recebem de cada, vai receber diferentes opiniões sobre cada uma, escolha como a ganhadora a que receber comentários associados aos atributos e benefícios que você queria passar
A cor como diferencial de sucesso
A partir de agora, preste mais atenção nas cores, em como, onde, em qual contexto estão sendo utilizadas, para entender se realmente ajudam a atingir seus objetivos.
Teste várias cores. Apesar do que alguns podem dizer, não há nenhuma cor certa para um texto de conversão ou do botão. Experimente um botão verde, roxo ou vermelho. Explore as vantagens de um esquema de fundo preto contra letras em branco. Descubra o que funciona melhor para o seu público.
Não deixe apenas na mão do seu designer ou que o manual de marca da empresa decidam sobre as cores nas suas Landing Pages. Use a psicologia das cores e prove com conversões que a escolha correta de cores é muito mais do que estética. Evite o exagero de cores, muita cor pode causar uma certa confusão, e lembre-se que branco também é cor e deve ser usada com muita frequência.
Teste várias combinações e nos conte como as cores influenciaram suas taxas de conversões.